sábado, 16 de dezembro de 2017

Cidade de Alessandria, na Itália, irá homenagear dois pilotos da Força Aérea Brasileira que morreram sobre o solo Italiano


Por: Redação OD

Mais de 70 anos após a passagem dos pilotos do 1º Grupo de Caça da FAB pela Itália, faz com que sejam ainda reverenciados e homenageados. Ainda sob o jubilo dos laços de fraternidade, os então pilotos da Força Aérea Brasileira, Capitão Dornelles e Tenente Medeiros, que morreram em combate durante a Segunda Guerra Mundial, vão receber uma homenagem da cidade italiana de Alessandria, onde faleceram em 1945. O reconhecimento do município aos combatentes, que acontecerá em abril, ficou acordado após uma reunião entre o o Adido de Defesa e de Aeronáutica na Itália, Coronel Aviador Max Luiz da Silva Barreto, e o Prefeito de Alessandria, professor Gianfranco Cuttica di Revigliasco, além de outras autoridades e estudiosos. 

Dentre os locais onde os pilotos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça foram abatidos, somente Alessandria e Spilimbergo não possuíam cerimônias e homenagens aos jovens oficiais.  Spilimbergorealizou a primeira no dia 04 de dezembro e Alessandria realizará a sua primeira homenagem em abril de 2018, provavelmente no fim do mês, próximo ao dia de falecimento do Capitão Dornelles e da liberação da cidade pela Força Expedicionária Brasileira (FEB). O Coronel Max explica que outras três cidades onde pilotos da FAB foram abatidos já prestam homenagens aos aviadores: 

Prefeito de Alessandria e o adido militar coordenam homenagem, que será em abril
Tarquinia, Livergnano (na província de Pianoro) e Rodano. "Em um primeiro momento, a cidade de Alessandria deverá colocar uma placa no prédio onde ocorreu a queda do avião do Capitão Dornelles, que hoje é uma escola. Também trabalharemos em uma parceria com a instituição, para envolver os alunos", explica o adido. Ele também destaca a atuação da Embaixada do Brasil na Itália, do historiador italiano Giovanni Sulla, do estudioso Mario Pereira, filho de um militar da FEB, e de Conrrado Andrea, para o sucesso da parceria em Alessandria. "Mais importante que recordarmos nossos heróis, é estabelecermos vínculos duradouros de amizade com o povo italiano, transmitindo aos jovens brasileiros e italianos os valores daqueles pilotos que doaram suas vidas para libertar a Itália", diz o coronel.

Tenente Dornelles faleceu em combate em 1945

Capitão Dornelles foi abatido em sua 89ª missão de guerra

O Segundo Tenente Aviador João Maurício Campos de Medeiros nasceu no Rio de Janeiro e faleceu em Alessandria, em uma missão de combate no dia 02 de janeiro de 1945, após saltar de paraquedas de sua aeronave e ficar preso nos fios de alta tensão da cidade, morrendo eletrocutado. Medeiros voava na ala do Capitão Dornelles e havia destruído seu objetivo antes de ser atingido pela artilharia inimiga. O Capitão Aviador Luiz Lopes Dornelles foi um dos mais bravos pilotos brasileiros na Segunda Guerra Mundial, abatido na sua 89ª missão de guerra. É paulista e faleceu em Alessandria no dia 26 de abril de 1945. 

FONTE: CECOMSAER


Nenhum comentário:

Postar um comentário