Por: Redação OD
Em uma cena inusitada, o submarino norte-americano USS Jimmy Carter suscitou uma onda de questões após um jornalista ter notado na embarcação uma famosa bandeira pirata, hasteada perto da bandeira dos EUA. Ian Keddie, jornalista escocês especializado em defesa, detectou no submarino norte-americano, que voltava à base naval de Kitsap, estado de Washington, a famosa bandeira Jolly Roger, a qual é geralmente sempre associada a piratas.
Daí
surgiu
a pergunta: por que razão um submarino
da Marinha dos EUA teria
hasteado
uma bandeira que
o associase
a piratas? Por enquanto o assunto não está claro, pois
as autoridades permanecem caladas. No entanto, alguns
especialistas propõem uma teoria que remonta
a séculos e tem
a ver com a Marinha Real Britânica. Em 1901, o almirante Arthur
Wilson, Primeiro Lorde da Marinha Real Britânica na
época,
afirmou que submarinos são "desleais, injustos e nada
ingleses", e
por
não gostar das
capacidades furtivas dos
submarinos, Wilson sugeriu que as
tripulações
de submarinos fossem capturadas e enforcadas como acontecia com os
piratas.
No entanto, depois de mais de uma década, o almirante britânico e comandante do submarino HMS E9 incentivou seus marinheiros a hastear uma bandeira com crânio branco e ossos cruzados depois de o submarino ter afundado com sucesso um cruzador alemão durante a Primeira Guerra Mundial. De acordo com relatos,
o ato de Horton foi uma indireta em relação ao desprezo de Wilson.
Seja como for, o uso da Jolly Roger seria para sempre associado a
submarinos.
Embora seja pouco provável que o USS Jimmy Carter, submarino nuclear da classe Seawolf, tenha afundado algum navio duramente a
sua
viagem, segundo a
imprensa local,
o submarino provavelmente obteve
sucesso em
suas "missões secretas". Com aproximadamente 137 metros de
comprimento, o submarino é, de fato, um dos três de sua classe
modificados especificamente para realizar as operações
subaquáticas mais secretas. O USS Jimmy Carter pode posicionar
veículos submersíveis não tripulados, inserir equipes
de comandos
e, segundo alguns, até entrançar cabos submarinos.
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