O Esquadrão HS-1, "Esquadrão Guerreiro" da Marinha do Brasil, recebeu ontem o Prêmio "Willian J. Kossler" pela AHS International - The Vertical Flight Technical Society em Fort Worth - Texas, que foi entregue durante o AHS International’s 73rd Annual Forum and Technology Display, um evento de gala que ocorre desde 1944 e reúne diversos segmentos da tecnologia de desenvolvimento e operação de meios aéreos de vôo vertical no mundo.
A honra do prêmio se deve ao resgate de três tripulantes da embarcação de apoio "Beira Mar XXV", que no dia 11 de agosto de 2016 enfrentou problemas em região de alto mar e acabou por naufragar, e, nesse dia, o HS-1 era o Esquadrão responsável por prover a Aeronave de Serviço da Esquadra (ASE), quando foi acionado para efetuar uma busca e salvamento/resgate dos tripulantes da embarcação, que se encontravam a cerca de 150 km (82 MN) ao sul de Cabo Frio. Durante este dia, o Esquadrão HS-1 realizou três lançamentos, sendo dois noturnos sem resultados.
Foto Esquadrão HS-1, Marinha do Brasil. |
O resgate
Imagem dos sensores térmicos opticos no momento da localização dos sobreviventes do "Beira Mar XXV". |
Durante o dia 12, dando continuidade às atividades SAR, a Acft "Guerreiro" 34 (N- 3034) decolou às 17:10P para a área de busca, onde receberia o apoio da Fragata Constituição (F-42), que já efetuava buscas na região. Porém, no translado da aeronave, por volta de 17:40P, ococrreu um contato visual pelo 2P (copiloto) um objeto flutuando no mar que aparentava a um bote. Com a utilização do EOSS (Electro-Optical Sensor System), sensor óptico da aeronave de capacidade de leitura de imagem térmica, confirmou-se o objeto como sendo um casco adernado e, também, a presença de um bote com três sobreviventes. Após a confirmação, iniciou-se o procedimento de aproximação aos náufragos, que já se encontravam à deriva por mais de 36 horas e estavam sem comida, sem água e sem meios de comunicação e subemtidos a temperaturas baixas.
A chegada dos tripulantes do "Beira Mar XXV" na BaNesPa, apó o resgate efetuado pela tripulação do N-3034. Imagem via Marinha do Brasil. |
Os três sobreviventes da embarcação estavam na posição latitude 23º53,1´S e longitude 041º56,22'W e foram içados do mar para o helicóptero com a ação dos militares do Grupo de Busca e Salvamento (GSAR), que se encontravam na aeronave N-3034. O resgate ocorreu com sucesso e os sobreviventes foram encaminhados conscientes para a Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia, onde receberam o tratamento médico necessários. Este foi o primeiro resgate noturno real do Esquadrão HS-1, utilizando a aeronave SH-16 (Sea Hawk), o que evidenciou a grande capacidade do meio para este tipo de tarefa. A tripulação da aeronave era composta pelos pilotos Capitão-Tenente Munaretto e Capitão-Tenente Castanheira, pelos operadores de sensores Suboficial-AV-VS Noronha e 2º Sargento-AV-VS Camilo e pelos resgatistas GSAR, o 1º Sargento-AV-SV Souza Lima e 3º Sargento-AV-VN Monteiro.
Sobrea a AHS International - The Vertical Flight Technical Society
A AHS International é uma sociedade técnica internacional a nível mundial para engenheiros, cientistas e outros que trabalham na tecnologia do vôo vertical e suas atividades correlatas. A mesma reúne indústrias, academias de pesquisas e instituições governamentais para enfrentar os desafios mais difíceis nas atividades do vôo vertical. Desde 1943 a AHS ajuda no desenvolvimento da tecnologia, segurança, defesa e outras iniciativas na área, e é a principal instituição atuante entre a sociedade civil e instituições governamentais de diversas nações para o fomento do intercâmbio de informações sobre a tecnologia de vôo vertical no mundo.
Imagem das premiações da noite de gala da AHS e entre elas a premiação do Esquadrão HS-1 da Marinha do Brasil.
Dados bibliográficos: Publicações da Marinha do Brasil e AHS International.
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