Por: Redação OD
De 30 de abril a 5 de maio, militares do Exército Brasileiro que irão compor a Companhia de Engenharia de Força de Paz (Brazilian Engineering Company - BRAENGCOY) realizaram o Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP), último treinamento antes do embarque para compor a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH).
Coordenado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), o EAOP teve como objetivo certificar o preparo da BRAENGCOY 26, declarando-a apta para cumprir a missão na MINUSTAH. Para isso, situações simuladas foram criadas a fim de reproduzir o ambiente operacional do Haiti. Diversos incidentes foram executados nas ruas das cidades de Aquidauana, Anastácio, Nioaque e Jardim, com o emprego de tropas, figuração e circulação de viaturas militares.
A BRAENGCOY 26, com efetivo de 120 militares, fará parte do último Contingente Brasileiro (CONTBRAS) no Haiti e terá a missão de prover apoio de engenharia à MINUSTAH e contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura local, além de cooperar para a manutenção de um ambiente seguro e estável no país caribenho.
Segundo a Resolução 2350 do Conselho de Segurança da ONU, a MINUSTAH será gradualmente reduzida, até ser completamente desmobilizada em 15 de outubro de 2017, quando uma nova missão passará a atuar no Haiti, a MINUJUSTH (Missão das Nações Unidas de Apoio à Justiça no Haiti). A MINUJUSTH terá a participação de policiais de várias nacionalidades, que atuarão particularmente na capacitação da Polícia Nacional Haitiana.
FONTE: CCOPAB, via CCOMSEx
Nenhum comentário:
Postar um comentário