quarta-feira, 20 de julho de 2016

Exército abre Centro de Coordenação e Fiscalização de Explosivos em apoio às Olimpíadas Rio 2016


Por: Redação OD
Oficialmente os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, só começam no dia 5 de agosto. Porém, o trabalho desempenhado pelo Exército Brasileiro na estrutura de segurança do evento tem sido contínua desde 2012. Para aumentar a fiscalização de Produtos Controlados, foi iniciado, na última sexta-feira, 15, no Quartel-General do Exército, Forte Caxias, em Brasília (DF), o funcionamento do Centro de Coordenação e Fiscalização de Explosivos (CCFE). A abertura da atividade ocorreu às 15h, no Centro de Operações de Produtos Controlados (COPCON) e contou com a participação de membros das 12 Regiões Militares por meio de videoconferência. 

A estrutura do CCFE será voltada para a coordenação e o acompanhamento das operações interagência de fiscalização e controle de explosivos, das atividades de desembaraço alfandegário de armas de atletas de tiro desportivo e do Pentatlo Moderno, além de autorizações de importação temporária de carros blindados dos chefes de Estado que virão assistir o evento. Para o Coronel Evaldo Ferreira Batista, chefe do COPCON, “o Centro representa o compromisso do Exército com a segurança pública, além de contribuir para a prevenção de ilícitos que possam afetar o Grande Evento”. 
A estrutura permanecerá ativa até o final dos Jogos Paralímpicos e estará vinculada a 12 Coordenações de Fiscalização de Explosivos (CFE), cobrindo todo o território nacional.  Ela será operada por pessoal capacitado no planejamento, análise de eventos, e execução de operações de fiscalização de Produtos Controlados pelo Exército (PCE), apoiadas por Órgãos de Segurança e Ordem Pública (OSOP) e Agências Governamentais, dentro da missão constitucional que cabe ao Exército Brasileiro.
FONTE: dfpc.eb.mil.br, por Laudicéia Emerick (Asp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário