Militares em treinamento para a segurança da Rio 2016 - Foto: MD/Divulgação |
Por: Redação OD
Alertar a população do Rio de Janeiro e demais cidades que receberão competições olímpicas sobre possíveis ameaças durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é o principal objetivo de uma campanha executada pelo Ministério da Defesa, iniciada recentemente. Em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e com o Ministério da Justiça, a iniciativa consiste na distribuição de folders, cartazes e cartilhas. O objetivo é fazer com que as pessoas envolvidas nos Jogos estejam mais atentas e aptas a detectar e informar situações incomuns e atitudes suspeitas, multiplicando a capacidade de reação dos órgãos de segurança.
Todo o material também ficará disponível para os mais diversos órgãos, tais como empresas de transporte urbano, bares, hotéis e outros locais, onde haverá grande circulação de pessoas, devido à realização da Olimpíada. O chefe da Assessoria Especial para Grandes Eventos do Ministério da Defesa, general Luiz Felipe Linhares, explica que a ideia é disponibilizar material de forma acessível para que o maior número de instituições participe da campanha. “É um material simples, que informa com clareza e sem alarde”, explica.
General Mauro Sinott, responsável pelo CCPCT, avalia planos regionais de enfrentamento ao terrorismo |
A ação é conduzida pelo Comando Conjunto de Prevenção e Combate ao Terrorismo (CCPCT), estrutura criada pelo Ministério da Defesa para reunir toda a expertise de Enfrentamento ao Terrorismo da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira, com vistas à realização dos Jogos Olímpicos. A campanha educativa de prevenção ao terrorismo já estava prevista no Estágio de Percepção de Ameaças Terroristas (EPAT), realizado desde o início deste ano com o objetivo de orientar profissionais que exercerão atividades diretamente envolvidas no evento esportivo.
FONTE: Portal Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário