Por Yam Wanders
Fotos: Projeto Solar Impulse2
O Solar impulse 2, um incrível avião solar que está a dar a volta ao mundo, finalmente está com sua decolagem agendada para as 03:00PM-UTC do dia 21 de abril rumo ao EUA.
Após 9 meses de espera devido a problemas inesperados de manutenção nos motores e replanejamento de vôo, na chegada ao Havaí no aeroporto de Kalaeloa, vindo de Nagoya-Japão, finalmente existem condições atmosféricas adequadas para garantir a melhor performaçe e segurança ao vôo até os EUA, que estima-se durar em torno de 62 horas até a chegada à Moffet Airfield, localizado em Moutain Wiew na Califórnia.
Apesar de não haver possível correlação com o mundo da defesa, a tecnologia de vôo autônomo por energia solar já é pesquisada não só para a aviação civil como para aeronaves das categorias dos UAV´s, drones e outros, todos com finalidades militares e atividades de busca e salvamento.
Os aviadores, cientistas e aventureiros Bertrand Piccard (à direita) e André Boschberg (esquerda). |
A Aeronave idealizada pelos aviadores e aventureiros suiços Bertrand Picard e André Boschberg, é também produto do esforço de uma equipe ímpar no mundo da aviação, inclusive pela inovação e ousadia do projeto de uma aeronave totalmente impulsionada pela energia elétrica e não dependente de recarga em solo, sendo esta realimentada 100% do tempo pela luz solar em vôo graças a um eficiente conjunto de painéis solares que alimentam quatro motores elétricos de alta performace e mantém carregadas as baterias que alimentam esses motores durante a ausência de luz solar*, o que permite uma autonomia operacional enorme, deixando as restrições de operação condicionadas aos limites físicos/fisiológicos do piloto, outros fatores materiais menores ligados à limitação operacional mecânica ou restrições meteorológicas.
* Equipamentos desenvolvidos em conjunto por um pool de empresas suíças, sendo elas a ABB, Solvay, Schindler e Omega.
O time completo em 2014 no primeiro teste de vôo. |
Bertrand Piccard e André Boschberg cumprimentam o piloto de testes Markus Scherdel no vôo de teste de 2014. |
Para quem ainda não conheçe o projeto e a aeronave, o projeto Solar Impulse data de idos de 2007/2009 com o protótipo do Solar Impulse 1, e o atual projeto com a aeronave Solar Impulse 2 começou seus vôos de testes em 2014 e sua aventura de um vôo ao redor do mundo em 9 de março de 2015 quando André Boschberg efetuou o vôo inicial da volta ao mundo partindo de Abu Dabi nos EAU para Mascat em Ômã em um vôo que durou 13 horas e um minuto.
A aeronave Solar Impulse 2 decolando de Abu Dabi-EAU, em seu primeiro vôo na missão de volta ao mundo. |
Foram no total 8 pernas (efetuadas em revezamento entre André Boschberg e Bertrand Picard) de vôo até a chegada ao Havai em 28 de junho de 2015, em uma perna com duração de 117 horas e 52 minutos, conduzida por André Boschberg em sua etapa Nagoya(Japão) até Kalaeloa(Havaí).
Em breve postaremos uma matéria completa sobr toda a história dessa aventura com seus melhores momentos em imagens.
O projeto Solar Impulse 2 é considerado como a "Aventura do ano de 2015" pela conceituada revista americana National Geographic.
Acompanhe essa aventura em nossas matérias ou pelo blog oficial do projeto:
http://blog.solarimpulse.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário