quinta-feira, 21 de abril de 2016

Solar Impulse 2 decola hoje do Havaí para os EUA às 03:00UTC.


Por Yam Wanders
Fotos: Projeto Solar Impulse2

O Solar impulse 2, um incrível avião solar que está a dar a volta ao mundo, finalmente está com sua decolagem agendada para as 03:00PM-UTC do dia 21 de abril rumo ao EUA.
Após 9 meses de espera devido a problemas inesperados de manutenção nos motores e replanejamento de vôo, na chegada ao Havaí no aeroporto de Kalaeloa, vindo de Nagoya-Japão, finalmente existem condições atmosféricas adequadas para garantir a melhor performaçe e segurança ao vôo até os EUA, que estima-se durar em torno de 62 horas até a chegada à Moffet Airfield, localizado em  Moutain Wiew na Califórnia.
Apesar de não haver possível correlação com o mundo da defesa, a tecnologia de vôo autônomo por energia solar já é pesquisada não só para a aviação civil como para aeronaves das categorias dos UAV´s, drones e outros, todos com finalidades militares e atividades de busca e salvamento.

Os aviadores, cientistas e aventureiros Bertrand Piccard (à direita)
e André Boschberg (esquerda).
                                                                         
A Aeronave idealizada pelos aviadores e aventureiros suiços Bertrand Picard e André Boschberg, é também produto do esforço de uma equipe ímpar no mundo da aviação, inclusive pela inovação e ousadia do projeto de uma aeronave totalmente impulsionada pela energia elétrica e não dependente de recarga em solo, sendo esta realimentada 100% do tempo pela luz solar em vôo graças a um eficiente conjunto de painéis solares que alimentam quatro motores elétricos de alta performace e mantém carregadas as baterias que alimentam esses motores durante a ausência de luz solar*, o que permite uma autonomia operacional   enorme, deixando  as restrições de operação condicionadas aos limites físicos/fisiológicos do piloto, outros fatores materiais menores ligados à limitação operacional mecânica  ou restrições meteorológicas.
* Equipamentos desenvolvidos em conjunto por um pool de empresas suíças, sendo elas a ABB, Solvay, Schindler e Omega.

O time completo em 2014 no primeiro teste de vôo.

Bertrand Piccard e André Boschberg cumprimentam o piloto de testes
Markus Scherdel no vôo de teste de 2014.
Para quem ainda não conheçe o projeto e a aeronave, o projeto Solar Impulse data de idos de 2007/2009 com o protótipo do Solar Impulse 1, e o atual projeto com a aeronave Solar Impulse 2 começou seus vôos de testes em 2014 e sua aventura de um vôo ao redor do mundo em 9 de março de 2015 quando André Boschberg efetuou o vôo inicial da volta ao mundo partindo de Abu Dabi nos EAU para Mascat em Ômã em um vôo que durou 13 horas e um minuto.
A aeronave Solar Impulse 2 decolando de Abu Dabi-EAU,
em seu primeiro vôo na missão de volta ao mundo.
Foram no total 8 pernas (efetuadas em revezamento entre André Boschberg e Bertrand Picard) de vôo até a chegada ao Havai em 28 de junho de 2015, em uma perna com duração de 117 horas e 52 minutos, conduzida por André Boschberg em sua etapa Nagoya(Japão) até Kalaeloa(Havaí).
Em breve postaremos uma matéria completa sobr toda a história dessa aventura com seus melhores momentos em imagens.

Rota planejada da missão de volta ao mundo partindo de Abu Dabi. No momento da postagem dessa matéria, o Solar Impulse 2 está no Havaí aguardado para decolar a qualquer momento dentro das próximas 24h.
A ùltima imagem oficial divulgada no blog oficial do projeto Solar Impulse 2 de Bertrand Piccard e um de seus mecãnicos a checar o equipamento de sobrevivência e resgate levado a bordo da aeronave.

Todas as fotos nessa matéria são de origem do Blog Oficial do projeto Solar Impulse 2.

O projeto Solar Impulse 2 é considerado como a "Aventura do ano de 2015" pela conceituada revista americana National Geographic.

Acompanhe essa aventura em nossas matérias ou pelo blog oficial do projeto:

http://blog.solarimpulse.com/

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