quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Boot Camps; preparação moral e física para o sobrevivencialismo



 

Por: Yam Wanders.

No mundo do sobrevivencialismo vemos uma extensa repetição de temas sobre como fazer fogo, caçar, usar facas, acampar, estocar alimentos, montar mochilas de emergências, etc... Todos obviamente úteis aos diversos cenários imagináveis de uma situação extrema.
Mas  a questão que apresento à todos é: E sua parte moral e física? Essas estão realmente preparadas para enfrentar uma situação extrema e/ou de sobrevivência em meio urbano ou em regiões de matas e florestas? 

domingo, 1 de setembro de 2019

Aéro Classic' Days 2019



Por: Yam Wanders.

Em um aeródromo mítico por ser o local do primeiro vôo do aeróstato dos irmãos Montgolfier, ocorreu nos dias 25 e 26 de agosto o  primeiro fim de semana 100% dedicado à aviação clássica e vintage, realizado em sua primeira edição no aeródromo de Saint Rambert d'Albon, em colaboração com a AeroRétro, uma das mais famosas instituições  de recuperação e restauração de aeronaves antigas da Europa.
O objetivo deste evento é democratizar o acesso à aviação clássica e vintage principalmente organizando a atividade mais acessível e frequente para os entusiastas dessa modalidade de aviação.

terça-feira, 27 de agosto de 2019

A importância estratégica da Amazônia Azul para o Rio Grande do Sul

Imagem ilustrativa.
Por: Paulo Fernando Pinheiro Machado

O embaixador Fernando Reis em brilhante ensaio2 comparou a circunstância geográfica do Brasil – a América Latina - com a circunstância existencial de um ente, como a defina Ortega y Gasset: uma sorte de destino simbiótico, do qual a salvação de um dependia da redenção do outro. “Yo soy yo y mi circunstancia, si no la salvo a ella no me salvo a mí”. Parece-me, contudo, que a real circunstância existencial de nosso país se resume mais à geografia física do que à humana: o mar é o destino inevitável do Brasil, como o é de Portugal. Se não salvamos nossas águas, afundaremos no abismo escuro do abandono. E para o Rio Grande do Sul, especificamente, o mar é o que traz vida para o pampa, o meio que conecta Santa Fé ao mundo.

Operadores Especiais do século XXI e o uso de machados de combate

Operador Ranger do U.S. Army em algum lugar do mundo. Imagem ilustrativa via Coffeordie.com
 
Por: Redação OD Europe.

Desde lasers de infravermelho fixados a rifles e dispositivos de visão noturna montados em capacetes até as bombas de precisão, operadores bem equipados podem arrasar seus inimigos em poucos segundos, mas o guerreiro moderno nunca foi tão eficaz (ou mortal) graças à tecnologia em constante evolução que eles têm na ponta dos dedos.
Mas muitos operadores especiais militares dos EUA e de outras forças pelo mundo carregam uma arma que talvez não se espere encontrar em um campo de batalha do século XXI: o machado.

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Em campo com os caçadores do Corpo de Fuzileiros Navais



Por: Yam Wanders.


Na atualidade da guerra moderna em todos os seus espectros, desde as montanhas do Afeganistão, passando pelas savanas africanas e chegando à selva urbana do Rio de Janeiro, a simples presença de um atirador de elite, atirador de precisão ou sniper, já é suficiente para que a tropa saiba que o combate vai ser duro e o inimigo já tem a batalha por perdida...



segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Embraer celebra 50 anos com foco nas próximas décadas

 
 
Por: Redação OD.
 
 
São José dos Campos, 19 de agosto de 2019 – A Embraer celebra hoje seu aniversário de 50 anos de fundação com uma festa em São José dos Campos, na sede da Empresa, reunindo funcionários, autoridades e parceiros comerciais. O evento, que pode ser acompanhado ao vivo no link https://embraer.com/br/pt/50-anos, será o ponto alto de uma série de atividades que a Empresa preparou ao longo de todo o ano para relembrar suas cinco décadas de inúmeras conquistas, desafios superados e inovações tecnológicas, em uma das mais fascinantes histórias da indústria aeronáutica.

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Le navire-école "Brésil" rend hommage aux victimes de l'accident d'avion 447 d'Air France

 
Image pour Marinha do Brasil.

Pour: Là rédaction OD.

Le 31 juillet, le navire-école «Brésil», lors de son passage près de l'archipel de São Pedro et de São Paulo, a rendu hommage aux victimes de l'accident de vol survenu lors du XXXIIIe voyage d'instruction des gardes-marine. Air France 447.

L'accident est survenu pendant le vol de nuit du 31 mai au 1 ° Juillet 2009, qui a tué 228 personnes (216 passagers et 12 membres d' équipage), a dit à l'époque, avec une large participation à la recherche de la Marine Brésil possible survivants et l'épave de l'avion.


L'hommage consistait en une messe œcuménique, accompagnée du geste symbolique consistant à jeter 228 pétales de fleurs à la mer, rappelant chacune des 228 victimes de cet accident.

Source: CCSM / Marinha do Brasil.

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Exposição multimídia "FORÇA EXPEDICIONARIA BRASILEIRA (FEB)" na Itália



Por: Yam Wanders.

A associação de eurodescendentes "A União das Famílias Trentinas no Exterior" esta organizando uma exposição muntimidia em homenagem aos Soldados de origem trentina que participaram na Campanha da FEB e em outras batalhas no front italiano durante a Segunda Guerra Mundial.

sábado, 3 de agosto de 2019

Um farol marítimo de 190 anos

Na noite de dois de dezembro de 1883, o Farol da Ilha Rasa passou a exibir luz produzida por energia elétrica (primeiro do gênero na América do Sul). Foto por Catarina Wrede.

Por: Redação OD.

No dia 31 de julho, o Farol da Ilha Rasa, localizado no Rio de Janeiro, comemorou seu centésimo nonagésimo aniversário. Ele foi criado ainda na época do Império e, até hoje, é um dos principais faróis do País, possibilitando uma navegação segura.

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Nacionalidades de operador, proprietários e o amplo uso da bandeira do Panamá

Ação de patrulhamento maritimo na costa brasileira efetuado pela Marinha do Brasil. Imagem ilustrativa.

Por: Redação OD Europe.

Se todos os navios mercantes que navegavam pelo planeta estivessem reunidos em um só lugar, a maioria usaria uma bandeira do Panamá no topo do mastro. Ao mesmo tempo, a maioria dos barcos seria de propriedade de um indivíduo ou empresa da Grécia .

segunda-feira, 29 de julho de 2019

95 anos da Revolta de 1924 em São Paulo

Carro de combate Renault FT (FT 17) pertencente ao Exército Brasileiro e utilizado por tropas  legalistas. Foi o primeiro tanque do Exército Brasileiro, em uso na Companhia de Carros de Assalto, sob o comando de José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, em 1921, tendo sido amplamente utilizados até o início da II Guerra Mundial.

Por: Redação OD.

Foram Vinte e três dias de batalha, 503 mortos, 4.846 feridos (na maioria civis) e mais de 20 mil desabrigados. Os números representam o saldo de um episódio pouco conhecido pelos paulistanos, mas de importância histórica para a cidade de São Paulo: a Revolta de 1924, que completa neste mês 95 anos. O c
onfronto armado, que durou 23 dias, deixou milhares de feridos e teve bairros bombardeados pelo governo federal.

domingo, 21 de julho de 2019

A entrevista nunca publicada de Werner von Braun no Brasil

 
Uma das imagens mais famosas do Dr. Werner von Braun, usada em muitas publicações, inclusive sendo capa da Revista Times nos USA e Manchete no Brasil em homeangem aos homens que fizeram o século XX. Imagem de autor desconhecido via arquivos oficiais da NASA de 18/05/1964.



Por: Redação OD Europa.
Introdução de Yam Wanders.



 Nesse aniversário de 50 anos da realização da missão Apollo 11 devemos dar a devida importância para aquele que é considerado o "Pai do programa espacial" dos Estados Unidos, o Dr. Werner von Braun, e felizmente encontrei uma entrevista bem curiosa que o mesmo concedeu à um jornalista brasileiro nos anos 70, e que serve como interessante análise imparcial da pessoa que pouco é lembrada nesse contexto, já que o foco sempre é direcionado aos astronautas da missão Apollo, que fizeram a parte mais perigosa.

Esta entrevista foi concedida ao jornalista Mario Giudicelli, sobre o qual encontrei poucas informações*, e foi encontrada após algumas pesquisas sobre a biografia do cientista alemão naturalizado cidadão americano, o Dr. Werner von Braun, o homem que é considerado o Pai do programa espacial norte-americano.
A partir dos 20 anos de idade, quando partiu para a Europa, como correspondente de Guerra, Mário Giudicelli vivenciou fatos, acontecimentos que a História deixou de contar...
Alguns poderiam ter mudado a história da Humanidade. Outros, realmente, inverteram o decurso da História.

21 de julho; Memória aos Mortos da Marinha em Guerra

 
Corveta Camaquã, que afundou no Oceano Atlântico vitimando 33 Marinheiros durante operações da Batalha do Atlântico na 2a Guerra Mundial em 1941. Imagem Marinha do Brasil.

Por: Redação OD.

A Política de Defesa Nacional (PND) se fundamenta “na busca da solução pacífica das controvérsias e no fortalecimento da paz e da segurança internacional”, considerando, porém, que o Brasil, para alcançar e manter a plenitude de seus interesses legítimos poderá encontrar antagonismos e enfrentar disputas. Desse modo, a PND inclui em sua orientação estratégica que “a vertente preventiva da Defesa Nacional reside na valorização da ação diplomática como instrumento primeiro de solução de conflitos e em postura estratégica baseada na existência de capacidade militar com credibilidade, apta a gerar efeito dissuasório”.  

sábado, 20 de julho de 2019

20:17 UTC, 20 de julho de 1969; O Homem pousa na Lua!

Edwin Aldrin em sua caminhada lunar. Project Apollo Archive AS11-40-5903. Apollo 11 Hasselblad imagem do lote de filme 40/S - EVA. Imagem via NASA.

Por: Redação OD Europe.
Tradução e adaptação do original por Yam Wanders.

50 anos atrás: Um pequeno passo para um Homem, um salto gigantesco para a Humanidade...

Palavras como essas foram estampadas em dezenas de idiomas na primeira página de jornais de todo o mundo, ecoando a primeira parte do desafio ousado do Presidente John F. Kennedy à nação, feito mais de oito anos antes - de pousar um homem na Lua. . Essa parte foi realizada com sucesso em 20 de julho de 1969. A segunda parte do desafio, o retorno seguro à Terra, teria que esperar mais quatro dias.

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Corpo de Fuzileiros Navais inicia fase de testes com novo uniforme camuflado



Por: Redação OD.

A Marinha do Brasil, representada pela Diretoria de Abastecimento da Marinha e o Comando do Material de Fuzileiros Navais (CMatFN), vem trabalhando para aprovar, em breve, o novo uniforme operativo do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). A fase inicial de testes começou no dia 8 de julho, no Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais – Batalhão Tonelero. O novo camuflado também foi utilizado, em caráter experimental, por um pelotão de Fuzileiros Navais durante a Operação “Formosa”, realizada entre os dias 8 e 17 de julho, no município de Formosa-GO.
 

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Dia do Submarinista da Marinha do Brasil




Por: Redação OD. 
A origem do Dia do Submarinista na Marinha do Brasil (17/07)

Os três primeiros submarinos usados no Brasil entraram em funcionamento no dia 17 de julho de 1914. Chamados de F1, F3 e F5, eles foram construídos no estaleiro da Fiat, em Torino, na Itália, e entregues a autoridades brasileiras entre 1913 e 1914, como parte do Programa de Construção Naval criado pelo ministro da Marinha. A "Flotilha de Submersíveis" ficou em atividade por 20 anos, e foi usada principalmente no treinamento da tripulação.

 Submarinista é o termo que designa os tripulantes de um submarino militar, ou pessoas capacitadas á exercer esta atividade. Executando atividades nas profundezas dos mares, tais como patrulhas, exercícios militares, e em tempo de guerra as missões especìficas de ataque designadas aos submarinos, negando o uso do mar ao inimigo.
No Brasil os submarinistas são formados pela Marinha do Brasil, no Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché.

terça-feira, 16 de julho de 2019

75 anos do desembarque da Força Expedicionária Brasileira em solo italiano



Por: Redação OD.

O Exército Brasileiro presta homenagem à Força Expedicionária Brasileira (FEB) que há 75 anos desembarcou em solo italiano para participar efetivamente das operações militares de libertação da Europa do jugo nazifascista, durante a Segunda Guerra Mundial.
Era o dia 16 de julho de 1944, e os primeiros 5 mil soldados do 1º Escalão da FEB, tendo à frente o General Mascarenhas de Moraes, desembarcavam em Nápoles rumo à guerra. Depois de quase 15 dias cruzando o Atlântico, os militares brasileiros chegavam à Europa para lutar pelos ideais de liberdade e democracia.
Após o desembarque e o recebimento do material adequado, o 1º Escalão da FEB foi submetido a um período de treinamento, já no cenário em que iria operar. A partir de então, a FEB estava ofcialmente incorporada às tropas aliadas e dentro de algumas semanas passaria pelo seu batismo de fogo, que só terminaria em maio de 1945. Era o início de uma campanha gloriosa e vitoriosa.
Passados 75 anos, é imprescindível que não nos esqueçamos do legado a nós deixado por aqueles que empenharam suas vidas para assegurar o bem da humanidade. Aos brasileiros, fca a certeza de que os militares do seu Exército estarão sempre prontos para cumprir o chamado da Pátria, para defender seu povo e sua soberania com o sacrifício da própria vida.

Com informações via Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro.

13:32h UTC: 50 anos do lançamento do Saturno V rumo à Lua

Imagem do Lançamento do foguete Saturn V no dia 16 de julho de 1969. Imagem via NASA.

Por: Yam Wanders.
 
A missão foi lançada por um foguete Saturno V do Centro Espacial John F. Kennedy na Flórida às 13h32min UTC (09:32h hora de Brasìlia) de 16 de julho de 1969, na base de lançamento 39, no Cabo Kennedy, e foi a quinta missão tripulada do Programa Apollo da NASA, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço.
A nave Apollo era formada por três partes: um módulo de comando com uma cabine para três astronautas, a única parte que retornou para a Terra; um módulo de serviço, que apoiava o módulo de comando com propulsão, energia elétrica, oxigênio e água; e um módulo lunar dividido em dois estágios, um de descida para a Lua e um de subida para levar os astronautas de volta à órbita.

Momento do lançamento do foguete Saturn V no Centro Espacial John F. Kennedy na Flórida às 13h32min UTC (09:32h hora de Brasìlia) de 16 de julho de 1969. Imagem via NASA.

Os astronautas foram enviados em direção da Lua pelo terceiro estágio do Saturno V, separando-se do resto do foguete e viajando por três dias até entrarem na órbita da Lua. Armstrong e Aldrin então foram para o Eagle, pousaram em "Mare Tranquillitatis", o nome cientìfico do Mar da Tranquilidade, e passaram um dia na superfície. Os astronautas usaram o estágio de subida do módulo lunar para saírem da Lua e acoplarem com o Columbia que permaneceu em orbita da Lua. O Eagle foi abandonado antes de realizarem as manobras que os colocaram em uma trajetória de volta para a Terra. Eles retornaram em segurança e amerissaram no Oceano Pacífico em 24 de julho após oito dias no espaço.
A alunissagem foi transmitida ao vivo mundialmente pela televisão. Armstrong pisou na superfície lunar e falou palavras que ficaram famosas: "É um pequeno passo para um homem, mas um passo gigante para a humanidade". A Apollo 11 encerrou a Corrida Espacial e realizou o objetivo nacional norte-americano estabelecido em 1961 pelo presidente John F. Kennedy de "antes de esta década acabar, aterrissar um homem na Lua e retorná-lo em segurança para a Terra".
A Missão Apollo 11 foi um dos eventos tecnològicos mais acompanhados pela mìdia mundial em todos os seus segmentos, e, um dos poucos que foi transpitido ao vivo pelas tecnologias de retransmissão via satélite, que na época estava ainda em desenvolvimento. Foi um empreendimento que custou em torno de 136 bilhões de dolares (valores de época) e mobilizou cerca de 400.000 pessoas pelo mundo.
As três fases principais da Missão Apollo 11.
Imagem via NASA.

Contexto histórico
O país que conseguiu tal feito, como é sabido, foram os Estados Unidos da América. O contexto em que o mundo vivia nessa época era de extrema tensão geopolítica e ficou conhecido como “Guerra Fria”. Esse nome passou a ser amplamente utilizado para definir, entre outras coisas, as “batalhas tecnológicas, políticas e econômicas” que eram travadas entre as duas principais potências da época: Estados Unidos e União Soviética. No que se refere especificamente ao investimento em programas aeroespaciais (naquilo que ficou conhecido como "corrida espacial"), a URSS adiantou-se com relação aos EUA e, em 1957, conseguiu colocar o primeiro satélite na órbita terrestre, o Sputink I.
Em 1961, também a URSS pôs no espaço sideral o primeiro homem, o astronauta Yuri Gagarin, a bordo da Nave Vostok. Com o sucesso dos programas aeroespaciais soviéticos, restava aos americanos colocarem-se em pé de igualdade no mesmo quesito.
No dia 20 de julho de 1969, o homem conseguiu o grande feito de ir até a Lua. Desde a época dos homens pré-históricos, os objetos celestes suscitam grande fascínio, admiração e dúvida. A Lua, em especial, já serviu de base para temas mitopoéticos, astrológicos e de vários outros matizes simbólicos. Com o desenvolvimento da ciência moderna a partir do século XVI e a criação do telescópio por Galileu Galilei no século XVII, os mistérios nos quais a Lua e os demais corpos celestes estavam até então envolvidos começaram a ser decifrados.
Nos séculos que se seguiram, o progresso tecnológico passou a acompanhar o desenvolvimento científico, fosse para empreendimentos bélicos, como as duas guerras mundias, fosse para outros fins. O fato é que, a partir da segunda metade do século XX, dada a combinação inextricável entre ciência e tecnologia, explorar o espaço sideral tornou-se projeto de Estado, o que culminou no passo mais importante desse projeto até os nossos dias: a ida do homem à Lua.
O país que conseguiu tal feito, foram os Estados Unidos da América. O contexto em que o mundo vivia nessa época era de extrema tensão geopolítica e ficou conhecido como “Guerra Fria”. Esse nome passou a ser amplamente utilizado para definir, entre outras coisas, as “batalhas tecnológicas, políticas e econômicas” que eram travadas entre as duas principais potências da época: Estados Unidos e União Soviética. No que se refere especificamente ao investimento em programas aeroespaciais (naquilo que ficou conhecido como "corrida espacial"), a URSS adiantou-se com relação aos EUA e, em 1957, conseguiu colocar o primeiro satélite na órbita terrestre, o Sputink I.
Em 1961, também a URSS pôs no espaço sideral o primeiro homem, o astronauta Yuri Gagarin, a bordo da Nave Vostok. Com o sucesso dos programas aeroespaciais soviéticos, restava aos americanos colocarem-se em pé de igualdade no mesmo quesito.
A resposta americana veio com a criação da Nasa, sigla de National Aeronautics and Space Administration (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço), em 1958, e lançamento do Programa Mercury. Mercury, programa que tinha o nome do deus Mercúrio, o deus da velocidade, tinha o objetivo de começar o desenvolvimento não apenas da tecnologia capaz de levar o homem ao espaço, mas também dos meios de conseguir garantir uma segura exposição fora da atmosfera terrestre e um seguro retorno a essa mesma atmosfera. Para tanto, foi necessária a criação da medicina aeroespacial.
Ao Programa Mercury seguiram-se outros programas com os mesmos objetivos. Entre eles, destacaram-se o Programa Gemini, que durou de 1963 a 1966, e o Programa Apollo. Foi com esse último programa que começaram as maiores apostas para levar o homem à Lua. No projeto Apollo convergiam exploração aeroespacial, geopolítica e conquista científica. A primeira expedição a conseguir orbitar com tripulação de astronautas a zona de influência da Lua foi a Apollo 8, em 1968.

Com informações e texto adaptado do serviço de comunicação social da NASA.
Pesquisq bibliografica:
O fogo sagrado, por Michael Collins (Editora Artenova)

segunda-feira, 10 de junho de 2019

DAK's Over NORMANDY 2019


Por: Yam Wanders.

O Histórico "DIA D" no 6 de junho de  1944 foi  uma das datas mais importantes da história da guerra moderna e mais ainda para duas modalidades de táticas em desenvolvimento na época; o desembarque anfíbio e o assalto aerotransportado.

A operação "Overlord"  continua ainda como a maior operação de assalto da história, empregando 160.000 militares de diversas nacionalidades, que invadiram as praias da Normandia para iniciar a libertação da Europa Ocidental, rompendo a temida "Muralha do Atlântico" erigida pelas forças do III Reich. O que poucos sabem é que o desembarque anfìbio foi precedido pelo assalto de 24.000 paraquedistas, que saltaram em várias posições (DZ - Drop Zones) por toda a Normandia, ou, aterrissaram aleatoriamente onde era possível pelo território, com o emprego de planadores rebocados. 

domingo, 26 de maio de 2019

O "Livro Branco" das Intenções estratégicas russas

 
Art by Yam Wanders via Orbis Defense Analisys.

 Introdução de Yam Wanders

A obrigação de um jornalista especializado e do analista militar (quando éticos) convergem na   imparcialidade da analise dos estudos e fatos apresentados ou descobertos, sendo assim me julgo na obrigação de colocar algumas observações ao fato da divulgação desse documento entitulado "Livro Branco da SMA (Strategic Multilayer Assessment)  - Intenções estratégicas russas".

O documento em voga foi divulgado esse mês de maio pela "NSI International" e pelo "The Artic Institute", ambas instituições de peso na consultoria de informações estratégicas internacionais que abrangem todos os espectros da geopolítica e outras gamas inerentes para a estratégia e defesa internacional.