sábado, 1 de setembro de 2018

Submarino nuclear dos EUA passa por Gibraltar em direção ao seu grupo naval do Mediterrâneo


Por: redação OD

De acordo com o  periódico Gibraltar Chronicle, o submarino nuclear americano USS Newport News da classe Los Angeles, equipado com mísseis de cruzeiro Tomahawk, entrou no porto de Gibraltar, na noite da última quinta-feira dia 30. Além disso, uma lancha dos serviços aduaneiros espanhóis tentou se aproximar do submarino estadunidense, mas acabou sendo interceptada e repelida pela polícia de Gibraltar. O Pentágono confirmou a entrada do submarino em Gibraltar e afirmou que se trata de uma "visita técnica de rotina".

Comando do Exército e Imprensa Nacional assinam Termo de Execução Descentralizada em Brasília


Por: Redação OD

No dia 28 de agosto de 2018, ocorreu o evento de assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED) entre o Comando do Exército, por intermédio da Secretaria de Economia e Finanças (SEF), com a Imprensa Nacional, que redundará na descentralização de recursos voltados às publicações oficiais de Unidades Gestoras (UG) do Exército Brasileiro, sem a necessidade de que essas UG realizem contratações junto à Imprensa Nacional. O objeto deste TED é a prestação de serviço de publicação de atos oficiais e demais matérias de interesse do Comando do Exército, por meio de suas UG, nas edições normais, extraordinárias e suplementares do Diário Oficial da União.

DPHDM lança nova edição da revista Navigator no III Simpósio Nacional de História Militar


Departamento de História da DPHDM marca presença
no lançamento da nova edição da Navigator, no III SNHM
Por: Redação OD

No dia 14 de agosto de 2018, por ocasião da abertura do III Simpósio Nacional de História Militar (SNHM), realizado na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) lançou o número 27 da revista Navigator: Subsídios para a história marítima do Brasil. Nesta edição, a publicação traz o dossiê temático “150 anos da Passagem de Humaitá: história, memória e repercussões político-militares”, organizado pelo professor doutor Francisco Doratioto, da Universidade de Brasília, autor do livro Maldita Guerra: nova história da Guerra do Paraguai.

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

GLO em Roraima: Exército intensifica controle na faixa de fronteira


Por: Redação OD

Militares da 1ª Brigada de Infantaria de Selva do Exército começaram a atuar nesta quinta-feira, em Roraima, dentro do reforço anunciado pelo governo federal para melhorar a situação no estado, que têm recebido grande volume de imigrantes venezuelanos. Por meio de decreto assinado pelo presidente da República, Michel Temer, foi autorizado o emprego das Forças Armadas em ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), no período de 29 de agosto a 12 de setembro, na faixa de fronteira Norte e Leste, e nas rodovias federais do estado.

CENIPA e SERIPA V capacitam elos no Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes


Por: Redação OD

Após dez dias de aulas, exercícios e prova, encerrou-se, no dia 10 de agosto, a 8ª edição do Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos Aeroagrícola (CPAA-AG), em Porto Alegre (RS). Promovido pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e pelo Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), a atividade teve como objetivo transmitir os conhecimentos básicos necessários ao desenvolvimento das atividades de prevenção de acidentes aeronáuticos nas empresas e organizações da aviação agrícola.

Centro de Instrução de Operações na Caatinga conclui formação de mais uma turma de militares combatentes


Por: Redação OD

Durante o mês de agosto, foram realizados os mais recentes turnos do Estágio de Adaptação à Caatinga (EAC) e do Estágio de Adaptação e Operações na Caatinga (EAOC), conduzidas pelo Centro de Instrução de Operações na Caatinga (CIOpC), fração orgânica do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BI Mtz), situado na cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.Os estágios objetivam a preparação do combatente para atuação no ambiente operacional de Caatinga, além de permitir a melhor adaptação de militares transferidos a quartéis sediados em regiões semiáridas.

Aspirantes da Escola Naval realizam visita ao Navio Oceanográfico “Antares”

Visita dos Aspirantes ao Navio Oceanográfico “Antares”

Por: Redação OD

O Navio Oceanográfico (NOc) “Antares” recebeu a visita de um grupo de Aspirantes da Escola Naval para Prática Profissional Naval nos dias 22 e 23 de agosto. A visita permitiu aos Aspirantes o contato com atividades de bordo em regime de porto. Além da visita aos principais compartimentos do navio, incluindo o passadiço, o laboratório seco e o camarim de navegação, o grupo conheceu a boia meteoceanográfica do tipo AXYS 3M, do Programa Nacional de Boias, que será lançada ao mar pelo navio em setembro.

terça-feira, 28 de agosto de 2018

15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, com apoio da Marinha do Brasil, executa a Operação Atlântico V


Por: Redação OD

No período de 8 a 21 de agosto de 2018, sob a coordenação do Ministério da Defesa, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), Brigada Guarani, realizou a Operação Atlântico V. A atividade teve como objetivos a realização do adestramento e o levantamento de dados médios de planejamento relativos ao transporte dos meios da Brigada Guarani por diversos modais. Inicialmente, entre os dias 8 e 12 de agosto, foi realizado o embarque e transporte, por modal ferroviário, de um Batalhão de Infantaria Mecanizado, da cidade de Cascavel para Paranaguá, passando pelos municípios de Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba, todos no Paraná.

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Caças Typhoon da RAF interceptaram uma aeronave rara de se ver nos dias atuais. Um Beriev Be-12 Chaika


Por: Redação OD

No dia 25 de agosto, dois caças Eurofighter Typhoon da Força Aérea Real (RAF) sediados na Base Aérea Romena de Mihail Kogalniceanu que se encontravam em QRA (Quick Reaction Alert), foram enviados para realizarem um VID (Visual Identification) em dois aviões russos que voavam próximos ao Mar Negro, sendo este o terceiro caso de interceptação realizado pela RAF à aviões russos, na semana passada. A primeira aeronave vista foi uma de transporte AN-26 bastante “padrão”, pois é um tipo de aeronave freqüentemente interceptada pelas aeronaves de patrulha da OTAN nesta região, enquanto a segundo foi algo mais raro de se ver. Era um Beriev Be-12 Chaika (Codinome OTAN: Mail) aeronave anfíbia de curta distância ASW (Anti-Submarine Warfare) e SAR marítima (Search And Rescue), um tanto mais rara de aparecer por estas imediações.

Dois dias após Marinha Chinesa realizar a primeira verificação de mar, o porta-aviões Type 001A volta ao mar


Por: Redação OD

segundo porta-aviões Chinês (Type 001A), sendo este o primeiro construído totalmente em seu território, passou pelo segundo teste de alto-mar, e segundo informações do jornal Global Times, o navio que zarpou da base naval de Dalian no último domingo dia 26, estava escoltado por vários rebocadores. Destaca-se ainda que, o segundo teste de mar começou dois dias após o porta-aviões ter realizado com sucesso a primeira verificação de mar. De acordo com o especialista chinês Song Zhongping, essas manobras tem como principal objetivo resolver os problemas e dificuldades que surgiram no decorrer da primeira navegação.

1ª Brigada de Artilharia Antiaérea realiza adestramento da Escola de Fogo e Instrução


Por: Redação OD

No período de 22 a 25 de julho, a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, Brigada Samuel Teixeira Primo, desenvolveu atividades da Escola de Fogo e Instrução (EsFI) no Campo de Instrução de Formosa. A Escola de Fogo e Instrução é um exercício de adestramento dos diversos componentes do sistema de defesa antiaérea, com a participação dos Grupos de Artilharia Antiaérea da Brigada e das Baterias de Artilharia Antiaérea, convidadas para o evento. Participaram do adestramento cerca de 400 militares, que contou também com a presença de 79 oficiais e sargentos-alunos da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, sediada no Rio de Janeiro, que prestigiavam o evento.