quarta-feira, 4 de julho de 2018

Pesquisadores Japoneses encontram 3 submarinos da 2ª Guerra Mundial afundados intencionalmente e semi-intactos


Por: Redação OD

De acordo com o canal de televisão NHKpesquisadores japoneses do Instituto de Tecnologia de Kyushu, descobriram três submarinos da marinha imperial japonesa, (incluindo o U-511 que a Alemanha nazista entregou à Marinha Imperial Japonesa em 1943), os quais foram encontrados quase intactos no leito marinho no Mar do Japão ao largo da costa da província de Quioto, disseram os pesquisadores nesta terça-feira (3). O submarino encontra-se a 90 metros de profundidade no fundo da baía de Wakasa. Os pesquisadores identificaram os nomes dos submarinos, que sobreviveram à 2ª Guerra Mundial, mas estes três submarinos não foram destruídos em combate, e sim afundados intencionalmente pela Administração Ocupacional dos EUA após o fim da guerra, em 1946. 

O U-511, com 77 metros de comprimento, foi construído em 1941 pela Alemanha nazista. Mais tarde, rebatizado como Ro-500 quando entregue à Marinha Imperial Japonesa em 1943, e depois de ter sido usado para transportar documentos confidenciais para o Japão. Os outros dois foram identificados como o I-121, fabricado pela empresa Kawasaki Heavy Industries, e o Ro-68, construído pela Mitsubishi Heavy Industries, com 85 metros e 76 metros de comprimento respectivamente. A equipe capturou imagens do Ro-500 e do I-121 através de um submersível não tripulado de controle remoto. 

Segundo os pesquisadores, os três navios de guerra estão quase intactos e encontram-se em posição vertical no fundo do mar, a uma profundidade entre 80 e 90 metros. A equipe vasculhou a área em junho usando um sonar e um submersível não tripulado. Todos os três submarinos mantiveram grande parte de sua forma original, o que ajudou a equipe a identificá-los a partir do formato de suas proas ou pelo comprimento de suas estruturas, disseram os pesquisadores. Os U-boat’s fornecerá pistas importantes para compreender a cooperação tecnológica de tempos de guerra entre o Japão e a Alemanha.



*Com informações de agências de notícias internacionais

Nenhum comentário: