quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Marinha peruana começa a modernização de seus submarinos Type 209/1200

Por: J.G Araújo

O estaleiro naval peruano SIMA iniciou a modernização dos quatro submarinos Type 209/1200 da Marinha peruana. O primeiro barco a submeter-se às atualizações é o BAP Chipana, que foi recentemente retirado da água para uma doca seca para a manutenção. O sistema Syncrolift que a empresa utilizou para o procedimento foi entregue pela empresa norueguesa TTS Syncrolift AS. Um sistema semelhante foi usado para lançar os destroyers da Royal Australian Navy AWD.

O casco do Chipana agora será cortado em dois para permitir a substituição dos sistemas de comando e controle. O sistema de propulsão do submarino também será atualizado, além de sistemas de navegação, mecânicos e elétricos. As atualizações dos submarinos peruanos serão apoiadas pelo empresa alemã, especialista na construção destes submarinos, a Thyssenkrupp Marine Systems. Em junho de 2016, a Sima concedeu à TKMS um contrato de € 40 milhões (aproximadamente R$ 160 milhões) para auxiliarem nas atualizações. A empresa alemã estará envolvida diretamente na engenharia e nos serviços técnicos, como o corte e a soldagem nos submarinos e disponibilizará especialistas para fornecer apoio local ao longo de um período de sete anos.

Tal parceria faz com que haja uma maior confiança no serviço a ser realizado na reforma, uma vez que os parâmetros do construtor determinados para a manutenção e reforma, serão obedecidos corretamente, diversamente  do que foi feito no caso do ARA SAN JUAN, o que levou a conseqüências recentes bem funestas para a armada argentina. Os quatro submarinos a serem atualizados, o Chipana, o Angamos, o Antofagasta e o Pisagua, foram construídos no início da década de 80 no estaleiro Thyssenkrupp Marine Systems (naquela época cahamdo de HDW - Howaldtswerke-Deutsche Werft GmbH) em Kiel e estão operativos ​​na marinha peruana desde a sua entrega. O Peru também opera dois submarinos Type 209/1100, o BAP Islay e o BAP Arica, que foram atualizados em 2008.


Nenhum comentário: