segunda-feira, 19 de junho de 2017

Brasil faz doação de uma LAEP-7 (Lancha de Apoio a Ensino e Patrulha) para a Marinha do Suriname


Por: Redação OD
O governo brasileiro através da Marinha do Brasil fez a entrega oficial da doação na noite de sexta-feira, 16 de junho, no porto de Nieuwe Haven, em Paramaribo. Pela primeira vez, o Suriname recebeu a visita de três navios patrulha da Marinha do Brasil, que vieram com a missão de entregar uma lancha militar que será usada para ensino profissional marítimo, na formação de tripulação e realização de tarefas de inspeção naval.


O Grupo-Tarefa liderado pelo comandante da Operação CARIBEX/2017: Capitão de Mar e Guerra Ricardo Jaques Ferreira e composta pelos Navios Patrulha P60 BRACUI; P48 GUANABARA; P41 GUAÍBA chegou no porto das docas de Paramaribo no dia 16 de junho e depois de realizar a entrega partirá de Paramaribo, no domingo (18) para Antígua e Barbuda. 

A cerimônia da entrega oficial da doação teve início por volta das 18:30 hs a bordo do Navio Patrulha (NPa) Bracuí na noite de sexta-feira (16) e contou com a presença de autoridades civis e militares com destaque para a presença do ministro da Defesa do Suriname, Ronni Benschop, o comandante do Exercito nacional do Suriname, Adolf Jardim, o Capitão de Mar e Guerra da Marinha do Brasil, Ricardo Jaques Ferreira, o adido militar do Exército brasileiro Ten. Cel. Alexander de Sá Vilela, o chefe de apoio técnico do grupo de Fuzileiros Navais, Capitão Claudio Zupo Valente e o primeiro secretário da embaixada brasileira no Suriname, Sr. João André de Oliveira, que responde pela liderança da embaixada brasileira em Paramaribo até que um novo embaixador seja nomeado.

Após a apresentação do hino nacional do brasil e do Suriname, foi realizada de entrega oficial da embarcação militar, com a troca das bandeiras. A bandeira marítima do Brasil foi substituída pela bandeira do Suriname oficializando a entrega da embarcação militar, um LAEP-7 (Lancha de Apoio a Ensino e Patrulha) que agora passa a pertencer a Marinha do Suriname. Na sequência, o chefe da aditância militar brasileira no Suriname, Ten Cel. Alexander de Sá Vilela falou sobre a importância da amizade e boa cooperação militar existente entre os dois países vizinhos.

Em seu discurso, o ministro da Defesa do Suriname, Ronni Benschop, agradeceu pela longa cooperação entre o Brasil e o Suriname e disse em tom de gratidão que o Brasil tem apoiado seu país não somente na área militar, mas também em outras áreas. Finalizando a cerimônia, o primeiro secretário e chefe do setor consular, Sr. João André de Oliveira, falou sobre o bom andamento da cooperação entre os dois países que já dura 32 anos e salientou que Brasil e Suriname estão no caminho certo para o aprofundamento de uma cooperação ainda mais frutífera.



FONTE: LPM News
Postar um comentário