sexta-feira, 26 de maio de 2017

Voa o primeiro Lockheed Martin LM-100J versão civil do mais famoso cargueiro da LM, o C-130


Por: Redação OD
Após mais de meio século voando nas mais variadas Forças Aéreas mundiais e sendo utilizado desde aeronave de carga até ser um plataforma aérea de Artilharia (a versão AC, mais conhecida como “A Canhoneira”) o C-130 finalmente ganha um versão “civil”, e pretende fazer história, assim como já o fez como aeronave militar. A primeira aeronave de carga comercial Lockheed Martin LM-100J atingiu um marco crítico com a conclusão de seu primeiro voo hoje. “Fiquei orgulhoso de realizar o primeiro voo do nosso LM-100J, que funcionou perfeitamente, como é típico de nossa nova aeronave militar de produção C-130J”, disse Wayne Roberts, piloto de testes chefe do Programa LM-100J.


“Este novo modelo irá desempenhar muitos papéis comerciais nas próximas décadas, como o serviço humanitário após desastres naturais e outros como resposta a acidentes nucleares, contenção de derramamento de óleo e combate a incêndios. Este avião também permitirá o desenvolvimento de áreas remotas, como mineração e petróleo e gás. Este dia marca o início de uma tremenda capacidade comercial que só o LM-100J pode oferecer”. Este primeiro voo seguiu a mesma rota de voo do teste sobre o norte da Geórgia e Alabama que é usado para todas as aeronaves C-130J Super Hercules. O LM-100J completará os testes iniciais de voo de produção e, em seguida, iniciará os requisitos de teste de voo de atualização do certificado de tipo da Federal Aviation Administration (FAA).

“Este primeiro voo é uma fonte de orgulho para a Lockheed Martin e serve como um ponto de prova para a versatilidade em curso das aeronaves Super Hercules”, disse George Shultz, vice-presidente e gerente geral de Mobilidade Aérea e Missões Marítimas e gerente do fábrica de Marietta. “Estou continuamente impressionado com o compromisso com a qualidade e a relevância que nossos funcionários, parceiros industriais e clientes investiram no LM-100J, assim como o seu homólogo militar, o LM-100J supera todas as expectativas em termos de desempenho e capacidade”. O LM-100J é a 17ª capacidade de missão desenvolvida para o C-130J Super Hercules e é uma versão atualizada do avião de carga L-100, produzido pela Lockheed Martin entre 1964 e 1992. Funcionários da Lockheed Martin enviaram uma Carta de Notificação de Programa à FAA em 21 de janeiro de 2014, para uma atualização de projeto de tipo para esta aeronave, uma variante civil-certificada do Super Hercules C-130J para ser comercializada como a LM-100J.

Através de inovações de design selecionadas, o LM-100J funcionará como um cargueiro comercial multifuncional capaz de transporte de carga rápida e eficiente. O LM-100J é uma solução de transporte aéreo ideal para entregar carga a granel e de grande tamanho, particularmente para locais distantes em todo o mundo. Tal como a sua contraparte militar, o LM-100J será capaz de suportar várias missões, que vão desde o combate a incêndios até ao transporte VIP. O LM-100J incorpora desenvolvimentos tecnológicos e melhorias em relação aos L-100 existentes que resultam de anos de experiência operacional com o C-130J, incluindo mais de 1,5 milhão de horas de voo. O resultado desta experiência e avanço se traduz em uma aeronave que irá entregar serviço confiável em uma plataforma multifunção para as próximas décadas.





FONTE: Lockheed Martin


Nenhum comentário: